Câmara Municipal de Lisboa:
Pesquisar neste site: 
Teatro Romano > Glossário
Glossário
Para vizualizar a explicação faça clique sobre o termo que pretende consultar.
Entrada principal do teatro romano.
Existiam duas, simétricas, localizadas de um e do outro lado do palco, permitindo o acesso à área da orchaestra.
Um dos mais antigos poetas latinos, ainda que de origem grega, n. a 280 a.C. e m. cerca de 205 a.C.. Após a tomada de Tarento pelos romanos, em 272 a.C., é levado para Roma pelo Senador Lívio Salinator que, anos mais tarde, o liberta. Traduziu para latim a Odisseia de Homero, assim como uma série de comédias e tragédias gregas. Neste sentido, é considerado como o responsável pela introdução do teatro grego em Roma. Em 240 a.C., expressamente para os Ludi Romani, compõe pela primeira vez uma peça em latim, tornando-se no primeiro autor dramático latino.
Silhares que apresentam em uma ou mais superfícies a parte central em ressalto, assemelhando-se a uma almofada.
Deus grego, filho de Júpiter, que personificava o sol.
Um dos mais célebre dos comediógrafos gregos, n. cerca de 448 a. C. e m. cerca de 387 a.C.. É considerado como o representante da Comédia Antiga, tendo desenvolvido um tipo de teatro satírico e político que punha em evidencia os problemas do momento, os políticos ou os grandes vultos da intelligentsia ateniense. Julga-se ter escrito mais de cinquenta obras, apesar de só se conhecerem onze -  Os Acarnienses, Os Cavalerios, As Nuvens, As Vespas, A Paz, As Aves, A Lisístrata, As Tesmoforias, As Rãs, A Assembleia das Mulheres e Plutos.
Designação da parte inferior do entablamento
Esta designação deriva da cidade Roma de Atella, na Campania (Sul de Itália). Foi um dos géneros de representação mais antigos e que pode ser comparado à “farsa”. Tornou-se muito popular durante a República e início do Império.
63 a.C. – 14 d.C.. Após o assassinato de Júlio César, seu tio e pai adoptivo, em 44 a.C., torna-se seu herdeiro, conseguindo progressivamente eliminar todos os seus opositores. Marco António e Lépido, com quem assume o triunvirato, depois de algum tempo são afastados, tendo o primeiro sido derrotado na célebre batalha de Accio, em 31 a.C.. Após esta vitória e a anexação do Egipto ao Império, estabelece o Principado recebendo do senado, em 27 a.C., o título de Augusto, que junta ao seu Caio Octávio. Após a sua morte, o seu filho adoptivo, Tibério, assume o poder.
Pano de cena quer corria à frente do palco. Este véu descia e subia de acordo com o início ou o fim da representação. Surge documentado a partir de 56 a.C..
Flauta de origem grega geralmente com quatro ou cinco buracos para os dedos. Era tradicional serem usadas duas ao mesmo tempo, como é tradicional ver na iconografia, sobretudo de época romana. No entanto, neste período, o mais normal é ser empregue o “monaulos” (só uma flauta) que possuía vários buracos para as múltiplas posições dos dedos.
   
© 2008 Câmara Municipal de Lisboa
União Europeia - FEDER
POS_Conhecimento
Câmara Municipal de Lisboa