Câmara Municipal de Lisboa:
Pesquisar neste site: 
Teatro Romano > Glossário
Glossário
Para vizualizar a explicação faça clique sobre o termo que pretende consultar.
Com o nome de Emerita Felicita Augusta, esta cidade foi uma colónia criada pelo Império Romano por volta de 25 a.C. por ordem do Imperador Augusto. Localizava-se estrategicamente no centro da Hispânia, e foi doada aos antigos veteranos de guerra sendo a capital da província romana da Lusitânia. Actualmente corresponde à cidade espanhola de Mérida.
Poema épico em doze cantos, inspirado nas viagens de Eneias e seus companheiros. Os primeiros seis cantos compreendem a Odisseia, enquanto os restantes cantos compõem a Íliada. Escrito por Virgílio, a obra relata a gesta do povo romano guiada pelos deuses.
Poeta de origem grega, nascido na região de Tarento em 239 a.C.. É considerado como sendo, antes de Virgílio, o símbolo do “génio romano”. Os Annales são a sua principal obra – epopeia onde a exaltação do heroísmo histórico e a grandeza humana surgem como modelos políticos e morais a seguir. A sua obra foi, durante séculos, de utilização obrigatória nas escolas romanas.
Coroamento de uma ordem arquitectónica e, como tal, da respectiva construção. Esta parte do edifício é composta por vários elementos, a saber: arquitrave, friso e cornija.
Ciência auxiliar da História que tem por objecto o estudo de inscrições em suportes duros: pedra, metal e madeira.
Na arquitectura grega e romana, escócia designa a reentrância ou curva que separa dois elementos. É o nome que designa a curvatura que separa os dois toros de uma base, por exemplo.
Poeta trágico grego, n. em Eleusis cerca de 525 a.C. e m. em Gela (Sicília) em 456 a.C.. Desde cedo se dedicou à poesia e, inicialmente, chegou a participar nas peças por ele escritas. Autor de cerca de oitenta peças, tragédias ou dramas líricos, na sua maioria agrupadas em tetralogias, das quais apenas chegaram até nós alguns excertos. Apenas se conhecem sete  obras completas: As Suplicantes; Os Persas; Os Sete contra Tebas; Prometeu Agrilhoado; e Agamemnon; Coéforas; Euménides, estas últimas constituiam a trilogia da Oréstia.
descrição obra
Último dos três grandes poetas trágicos gregos, n. em Salamina a 480 a.C. e m. na Macedónia a 405 a.C.. Em 455 a.C. apresentou a sua primeira peça de teatro, As Filhas de Peleus, dedicando-se, desde então ao teatro trágico. Contrariamente aos seus predecessores Ésquilo e Sófocles, Eurípedes representa a nova moral, social e política da Atenas dos finais do séc. V a.C.. Grande número das suas peças baseiam-se nas lendas de Tebas, de Argos e nas histórias de Hércules. Autor de noventa e duas peças de teatro, só se conhecem dezoito, das quais as seguintes são consideradas como as melhores: Medeia; Hipólito; Bacantes e Ifigénia em Tauride.
Pessoa que desempenha actos de evergetismo
Palavra que deriva do grego eu-ergon, que significa função benéfica.

Significa o acto de realizar boas acções em prol dos outros. Este conceito deriva de uma corrente político-filosófica que preconizava tal atitude nos soberanos perante os seus súbditos. No Império romano, tornou-se hábito que os detentores de cargos públicos demonstrassem a toda a sociedade o seu empenho no bem comum. Deste modo, a elite romana, e não apenas o Imperador, custeava a construções de edifícios públicos ou a oferta de espectáculos à cidade.
Local em formato de nicho ou pórtico semicircular, tal como existe no muro que, no teatro romano, separa a orchestra e bancadas do palco.
   
© 2008 Câmara Municipal de Lisboa
União Europeia - FEDER
POS_Conhecimento
Câmara Municipal de Lisboa